Notícias sobre Regulação


Em meio à crise global da economia, o Brasil recebeu uma oferta de empréstimo de US$ 10 bilhões da China para a exploração de petróleo na camada pré-sal. A informação foi dada pelo ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, que revelou ainda que o governo também foi procurado por representantes dos Emirados Árabes Unidos, interessados em negociar a liberação de créditos para investir nas gigantescas reservas brasileiras em águas ultra-profundas.

De acordo com Lobão, os chineses, que já fizeram uma proposta concreta, poderiam exigir uma parcela da produção de petróleo em troca do empréstimo. O ministro citou o interesse de países estrangeiros ao garantir que não faltará recursos à Petrobras para explorar o pré-sal. Em comunicado, a estatal informou que, este ano, já captou US$ 7,5 bilhões para financiar seus investimentos.

Edison Lobão revelou ainda que o novo modelo de exploração do petróleo no país poderá ser definido na próxima semana. Segundo ele, a maioria dos integrantes da comissão interministerial que estuda o assunto defende a proposta de criar uma nova estatal exclusivamente para administrar a exploração do pré-sal e a adoção do sistema de partilha, semelhante ao que funciona na Noruega.

© 2007 CRE Brasil - Todos os direitos reservados.