Notícias sobre Regulação


A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais da República Dominicana assinou um memorando de entendimento com seis Organizações Não-Governamentais (ONGs) para estabelecer regras claras sobre como será feita a temporada de observação de baleias, que começou no dia 15 de janeiro e segue até o fim de março. Segundo o secretário Jaime David Fernández Mirabal, o objetivo de todas as instituições é fortalecer a preservação dos recursos naturais e aproveitá-los de maneira racional.

O acordo firmado entre autoridades do governo e ambientalistas trata do controle de barcos autorizados a circular nas áreas com presença de baleias, do número de embarcações que podem se reunir nos pontos de observação, a distância que deve ser mantida dos animais e as medidas para assegurar a segurança dos passageiros. Segundo os representantes dos órgãos envolvidos, as medidas acertadas garantirão mais facilidade e transparência na concessão de licenças para que os barcos operem nessas regiões.

A temporada de observação de baleias é o período de maior atividade econômica da província de Samaná. A República Dominicana é um dos 14 locais do Caribe onde se pode ver a movimentação dos cetáceos e um dos 64 países do mundo onde esses animais geram grande atração de interessados em ecoturismo.

© 2007 CRE Brasil - Todos os direitos reservados.