Notícias sobre Regulação


A Petrobras está negociando com países consumidores de petróleo acordos que garantam recursos para a exploração das reservas gigantes na região do pré-sal. Segundo o presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli, os financiamentos seriam pagos com a própria produção. A alternativa começou a ser estudada por causa da dificuldade de obter linhas de crédito no mercado internacional.

"Em função da crise global, é preciso buscar novas fontes e mecanismos de financiamento. Um deles é considerar aqueles que contemplem o fornecimento de petróleo a longo prazo. E há países que se interessam por essa possibilidade", disse Gabrielli.

De acordo com o diretor financeiro da Petrobras, Almir Barbassa, se as negociações derem certo, será a primeira vez que a empresa captará recursos no exterior para a produção e exploração, pagando com a produção gerada pelos investimentos em longo prazo. Ele disse que a estatal já negocia essa forma de financiamento com três ou quatro países, mas não quis adiantar quais são.

© 2007 CRE Brasil - Todos os direitos reservados.