Notícias sobre Regulação


Em uma longa reportagem publicada nesta terça-feira (26), o jornal britânico Financial Times aponta o Brasil como o país mais promissor da América Latina na exploração e produção de petróleo, superando Venezuela e México. “Nos últimos dois anos, a Petrobras, a sofisticada empresa brasileira de capital aberto, descobriu reservas tão promissoras em águas profundas na costa sudeste que executivos estão comparando esta nova fronteira ao Mar do Norte, que salvou o mundo da crise energética criada pelo Oriente Médio nos anos 1970”, diz o texto, em referência às jazidas encontradas no pré-sal da Bacia de Santos.

Segundo o artigo, o Brasil tem gerido bem sua indústria, permitindo que a Petrobras se transformasse em “uma das mais avançadas companhias internacionais de petróleo”. O Financial Times alerta, porém, que a empresa tem grandes desafios técnicos e financeiros a superar para conseguir explorar as novas reservas. Ao lembrar que a nova legislação para o setor ainda está em discussão pelo governo brasileiro, o diário britânico ressalta que interferências políticas afetaram a produção no México e na Venezuela.

“A última onda de nacionalizações no setor pode se mostrar um golpe quase fatal”, adverte o artigo sobre a situação venezuelana. A respeito do México, a reportagem destaca que “o país usou demais sua empresa estatal de petróleo como cofrinho para tirar dinheiro”.

© 2007 CRE Brasil - Todos os direitos reservados.