Notícias sobre Regulação


A liminar contra a Lei Antifumo do Rio, conseguida pelo Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio (SindRio), foi cassada no fim da tarde de quinta-feira. Com isso, a lei entrou em vigor com força total no estado. Em seu primeiro dia, fiscais da Vigilância Sanitária Estadual fizeram blitzes em bairros da Zona Norte e um bar no Humaitá, Zona Sul do Rio, foi notificado por permitir o fumo.

Ao longo do fim-de-semana, as blitzes aconteceram em Copacabana, Duque de Caxias, Niterói e São Gonçalo. Os estabelecimentos que desobedecerem à lei poderão ser multados em entre R$ 3 mil e R$ 30 mil. O SindRio agora aguarda o resultado de uma ação que corre na 4ª Vara de Fazenda Pública.

Em Curitiba, uma nova Lei Antifumo também entrou em vigor na quinta-feira, dia 19, com fiscais nas ruas durante toda a noite. A cidade paranaense e o estado do Rio de Janeiro seguem o exemplo de São Paulo, que completou três meses de Lei Antifumo no último dia 7 com alto índice de adesão: 99% dos estabelecimentos cumpriram a lei nestes 90 dias. Apesar disso, foram aplicadas 405 multas no período.

© 2007 CRE Brasil - Todos os direitos reservados.