Notícias sobre Regulação


Mais uma jazida de petróleo leve foi encontrada na camada pré-sal, novamente na Bacia de Santos, onde fica a área de Tupi – que, estima-se, tem de 5 a 8 bilhões de barris em suas reservas. É mais uma prova da força da camada pré-sal, que se estende por 800 quilômetros do litoral de Santa Catarina ao do Espírito Santo. Já foram encontrados indícios de petróleo em três bacias da camada: a de Campos, a do Espírito Santos e a de Santos.

A descoberta é do consórcio que reúne a Petrobras e a portuguesa Galp Energia. Não se sabe ainda o tamanho da jazida. Em nota à imprensa, a estatal brasileira disse que, no ano que vem, “dará continuidade às atividades e investimentos necessários para a verificação das dimensões da jazida e das características dos reservatórios de petróleo.” Um planejamento para estes testes será enviado à Agência Nacional de Petróleo (ANP).

A diretoria da Petrobras acredita também que já no fim de 2008 o bloco de Tupi poderá entrar em funcionamento, com extração de 40 mil barris por dia por um navio-plataforma. No momento, estão sendo feitos testes em 15 poços na região.

© 2007 CRE Brasil - Todos os direitos reservados.