Notícias sobre Regulação


Peixes de alto valor comercial e importantes para a regulação do ecossistema estão sendo capturados abaixo do peso e do tamanho mínimos para reprodução no arquipélago de Abrolhos, provocando um desequilíbrio de toda a região. Esta é uma das principais conclusões de um estudo de mais de dois anos naquele importante santuário marítimo, trabalho que já foi noticiado neste informativo do CRE-Brasil no início do mês e que resultou no artigo científico Spawning patterns of commercially important reef fish, publicado na revista Scientia Marina.

O coordenador da pesquisa, Matheus Oliveira de Freitas, do Museu de História Natural Capão da Imbuia, faz um alerta: “Esses peixes saem do ambiente antes de estarem maduros, sem deixar descendentes que garantam os ciclos de reprodução”. Ele explica que as espécies mais visadas são os grandes predadores que ajudam no controle dos peixes menores, o que é fundamental para manter o delicado equilíbrio dos recifes de coral.

Os cientistas esperam que o estudo ajude na regulamentação da pesca dessas espécies, que hoje é liberada em qualquer época do ano. Segundo eles, seria necessária a proibição da captura nos períodos de desova.

© 2007 CRE Brasil - Todos os direitos reservados.