Notícias sobre Regulação


Nova pesquisa realizada por especialistas que integram o Programa Internacional sobre o Estado dos Oceanos revela que os ecossistemas marinhos sofrem uma ameaça muito maior do que se estimava. Pesca excessiva, poluição e mudanças climáticas são os fatores que põem em risco de extinção uma quantidade de seres vivos sem precedentes na história.

O estudo observou mudanças que estão ocorrendo antes do esperado, como o derretimento da camada de gelo no Ártico, Groenlândia e Antártida – e suas conseqüências: aumento do nível dos oceanos e liberação de metano no mar. A presença de poluentes no organismo de peixes foi outro problema constatado. Cientistas também verificaram a proliferação de algas tóxicas que são levadas pelo oceano por partículas de plástico.

“As conclusões são chocantes. Estamos vendo mudanças que estão acontecendo mais rápido do que esperávamos e de formas que só eram previstas para daqui a centenas de anos”, afirmou Alex Rogers, diretor científico do programa e professor da Universidade de Oxford.

© 2007 CRE Brasil - Todos os direitos reservados.