Notícias sobre Regulação


Pesquisadores que atuam na Bacia de Campos – principal região de exploração de petróleo no Brasil – descobriram quatro espécies de peixes até então desconhecidas. Iniciado em 2007 e patrocinado pela Petrobras, o estudo observou ainda 22 espécies cuja presença na região nunca havia sido registrada.

O Projeto de Caracterização Ambiental Regional da Bacia de Campos fez parte do processo de licenciamento para que a Petrobras pudesse atuar na região. O objetivo da pesquisa é conhecer melhor o ecossistema marinho da área e monitorar os impactos ambientais.

“O estudo é absolutamente inovador e produziu uma grande fotografia da Bacia de Campos. Além das quatro novas espécies de peixes, deve haver ainda mais de microorganismos. Ter informações confiáveis é fundamental para saber os impactos da atividade petrolífera. Entendendo melhor o ambiente, conseguiremos traçar estratégias diferenciadas, inclusive a criação de unidades de conservação”, afirma Cristiano Vilardo, coordenador de Petróleo e Gás do Ibama.

© 2007 CRE Brasil - Todos os direitos reservados.