Notícias sobre Regulação


Há muito tempo pesquisadores de baleias acreditavam que as baleias cinzentas – hoje ameaçadas - só migravam ao longo das costas. Eles estavam errados. Movimentos da fêmea conhecida como Varvara foram rastreados por satélite, entre outras migrações monitoradas, mostraram que as baleias não são restritas às costas, mas podem atravessar mares e oceanos.

A Varvara, que começou da Ilha de Sakhalin, em Setembro de 2011, nadou até a Península Baja do México. Outras baleias cinzentas foram vistas ao longo da marina de Herzliya, em Israel; perto de Barcelona, Espanha e no extremo norte do Atlântico.

Os cientistas presentes na reunião do Painel Consultivo em Genebra de Fevereiro de 2012 sobre baleias cinzentas expressaram com surpresa a recém-descoberta sobre a mobilidade das baleias cinzentas. Por exemplo, um membro do painel, Randall Reeves, disse: "É um evento científico, e isso é grande." Movimentos da Varvara "têm demolido sabedoria convencional".

Essas migrações inesperadas sugerem que as baleias cinzentas têm muito mais opções do que foi creditado. Mais opções significam mais chances de sobrevivência, e essa é uma boa notícia.

Clique aqui para ler um artigo excelente do jornal, Kansas City Star sobre migrações da baleia cinzenta

Clique aqui para o site do Painel Consultivo da Baleia Cinzenta

© 2007 CRE Brasil - Todos os direitos reservados.