Notícias sobre Regulação


A empresa Gethal, do empresário sueco-britânico John Eliasch – dono da companhia de material esportivo Head e consultor do primeiro-ministro inglês, Gordon Brown –, recebeu multa de cerca de R$ 381,2 milhões (US$ 231 milhões) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama). O órgão também embargou 57 áreas exploradas pela empresa no estado do Amazonas por descumprimento da legislação ambiental ao comercializar e transportar madeira nobre da região de Manicoré.

De acordo com o Ibama, a Gethal desmatou 21.398 hectares (210,3 quilômetros quadrados) de floresta e terá que repor 230 mil árvores. Entre as áreas onde os planos de manejo florestal foram suspensos, duas estão localizadas dentro de reservas indígenas. Autoridades do Amazonas afirmam que, somente no estado, a empresa de Eliasch detém 121,2 mil hectares (1,2 milhão de quilômetros quadrados) divididos em 57 propriedades.

Em nota, a assessoria da Gethal informou que o empresário não comentaria a multa porque não foi notificado oficialmente, mas negou que tenha causado danos ao ecossistema.

© 2007 CRE Brasil - Todos os direitos reservados.